Pular para o conteúdo principal

Antes de começar

Antes de partir para a Europa para um verão de eventos esportivos e diversão, existem algumas peças importantes da vida administrativa que você precisa resolver. No topo da lista? Suas finanças.

Nosso melhor conselho é planejar com antecedência com um orçamento definido para orientar seus gastos. Simples, certo? Bem, não é tão simples. Há muitas peças a serem montadas antes de você pegar seu passaporte e cruzar o Atlântico. Felizmente, estamos ao seu lado para te orientar em cada passo. Vamos conversar sobre o que você precisa fazer.
Beige building in Paris and a swimming pool.

Nas suas marcas, começar

Chegar a outro continente não é barato na melhor das hipóteses. O verão de 2024 vai ser incrível para quem vai para a Europa. Mas antes de embarcar nessa jornada, dê um passo atrás.

Comece reservando uma quantia específica de dinheiro para sua viagem. Um bom guia é baseá-lo em sua renda, despesas médias, duração da viagem e quaisquer economias que você esteja disposto a usar. Esse número final será a sua estrela norte orçamentária.

Chique não sai barato

Agora que você definiu o valor que pode gastar, vamos avaliar o que você vai fazer. Deixamos para você decidir como chegar em Paris, então qual é o próximo item importante? Acomodação.

Se você gosta de improvisar e implantar alguma lógica de “girl math” aqui, não discutiremos. Se você gosta de ter um pouco mais de controle, reserve dinheiro em seu orçamento para pagar onde quer se hospedar. Essa é provavelmente a maior despesa da viagem de uma só vez - o gerenciamento antecipado facilita. Ainda não reservou seu hotel? Tudo bem. Tome um tempo para fazer sua pesquisa e descobrir o que funciona melhor para você em termos de preço e localização.

Qual o próximo passo? Você está em uma cidade incrível – e movimentada – então você pode querer fazer alguns planos com antecedência. De qualquer forma, há algumas coisas que você precisa ter em mente.

Provavelmente você também vai gastar algum dinheiro em transporte (táxis, transporte público), atividades (museus, aventuras), compras, presentes para os queridos (o que inclui você) e o mais importante, e alimentação.

Nossa principal dica: quebre suas despesas para serem pequenas e gerenciáveis. Reserve fundos para cada uma dessas categorias para ter uma ideia de quanto você quer e pode gastar ao longo de sua viagem.

Finalmente, guarde parte do seu dinheiro para gastos inesperados. Talvez você tenha visto uma bolsa linda que não planejava comprar ou queira fazer um passeio de barco que nem sabia que existia. Tenha um pouco mais para essas ocasiões. Confie em nós, elas inevitavelmente surgem.

Você e seu orçamento: gols do time

Parabéns, agora você tem um orçamento. Onde colocá-lo? Existem muitas maneiras simples de controlar seu orçamento e mantê-lo à mão durante toda a viagem. Use uma planilha e insira as despesas ao longo do caminho; use um aplicativo de orçamento; ou até mesmo liste valores em seu aplicativo de notas. O que importa é armazenar os números em um local fácil, acessível e atualizável.

A partir daí, certifique-se de monitorar as despesas durante a viagem. Talvez você reserve um tempo no início ou no fim de cada dia para ver como estão seus gastos e se precisa movimentar dinheiro dentro do seu orçamento. Mas evite atualizar essa planilha durante um jantar à luz de velas. Isso pode esperar.

Seus adversários

Enquanto está fora, existem poucas maneiras de fazer seu dinheiro render mais. Tudo se resume, principalmente, à forma como você está gastando. É bom ter algumas opções com você, como o cartão de débito da Wise, que te possibilita sempre fazer pagamentos como um morador local, na moeda do país em que estiver.

Agora, alguns cuidados quando você estiver finalizando a compra. Conversão de moeda dinâmica. Opte sempre por pagar na moeda local. Ao escolher reais em vez de euros, você provavelmente obterá uma taxa de câmbio inflacionada que inclui uma tarifa oculta, porque seu banco no Brasil fará a conversão em seu nome. Isso tornará cada compra mais cara.

Planeja carregar dinheiro? Evite o serviço de câmbio no aeroporto e vá direto ao caixa eletrônico para obter as melhores tarifas. Seu cartão de crédito ou débito provavelmente cobra tarifas extras por isso. Para evitar o pagamento de tarifas excessivas, use um cartão de débito da Wise. Com a Wise, os saques no exterior são gratuitos*.

Nosso melhor conselho é ter vários métodos de pagamento. Um cartão de crédito é uma aposta; leve seu cartão de débito da Wise e outro método de pagamento alternativo que você mantenha separado de seus outros cartões. Dessa forma, se o seu cartão de crédito falhar, você terá outra opção em mãos.

* Consulte os Termos de Uso da sua região ou visite Wise Fees & Pricing para obter informações mais atualizadas sobre preços e taxas.

Ganhe o verão com a Wise

Se você quiser evitar ser pego por tarifas ocultas e ter a tranquilidade de saber que não será cobrado a mais em sua viagem, considere viajar com a Wise no bolso.

Abra uma conta na Wise, converta seus reais pela taxa de câmbio média do mercado, a taxa que você normalmente vê no Google, e guarde dinheiro em mais de 40 moedas, incluindo dólares americanos e euros. Com um cartão de débito da Wise, você pode pagar como um morador local diretamente do seu saldo em euros durante toda a sua viagem.

Já está em Paris? Sem problemas. Nós te ajudamos com nossos cartões virtuais. Você pode ativar um rapidamente e usá-lo com segurança no exterior via Apple Pay ou Google Wallet.
A phone showing the account page of the Wise app.

A melhor jogada
para seu dinheiro

Muitos pontos turísticos de Paris são gratuitos. No entanto, para uma experiência totalmente imersiva e para as necessidades do dia-a-dia, você vai precisar de alguns euros no bolso.



​​Fique por dentro da velocidade da taxa de câmbio média do mercado

Aproveite o tempo para entender como funcionam as taxas de câmbio. Você pode notar que a taxa oferecida pode variar entre diferentes bancos e estabelecimentos. Isso ocorre porque cada serviço aplica seu próprio valor de comissão à taxa real.

Mesmo que seja anunciada “tarifa zero”, muitas vezes os bancos escondem um valor na taxa de câmbio. A taxa que deve ser cobrada é chamada de taxa de câmbio média de mercado – é aquela que você vê de cara ao pesquisar no Google. Use essa taxa como referência para calcular o quão justas são as taxas turísticas. Leve em consideração quaisquer taxas iniciais cobradas. A taxa média de mercado em tempo real pode ser verificada usando nosso conversor de moeda online

Pesquise as parcerias do seu banco de origem antes de sair

Antes de partir para a viagem, verifique se o seu banco possui parceiros internacionais em Paris. Se sim, você poderá usar os caixas eletrônicos do banco parceiro para sacar dinheiro gratuitamente ou com tarifa reduzida. Em caso de dúvida, notifique o seu banco sobre quaisquer planos de usar o seu cartão em outro país. Cartões bloqueados não são muito úteis.

Moeda local para o ouro

Se um comerciante ou caixa eletrônico perguntar em qual moeda você deseja cobrar, escolha euros. Você está em uma boulangerie e uma mensagem no leitor de cartão aparece perguntando se você deseja ser cobrado em reais. Diga não.

Se você optar pela cobrança em real, normalmente acabará pagando mais porque o banco ou comerciante aplicará sua própria taxa de conversão à transação. Isso geralmente é mais baixo do que o que seu cartão cobraria sozinho. Sério, pague sempre em euros.

Evite casas de câmbio de aeroportos e hotéis

Aeroportos e hotéis atendem a um público cativo. Os seus serviços de câmbio vão refletir isso nas suas tarifas mais altas e nas taxas mais baixas. Se você precisar desesperadamente de dinheiro no aeroporto ou hotel, altere o valor mínimo necessário para sobreviver até encontrar uma casa de câmbio em um lugar mais central. Para uma opção fácil e geralmente mais barata, retire dinheiro diretamente de um caixa eletrônico.

Saia com a carteira vazia

Trocar o dinheiro restante de volta para sua moeda local no fim da viagem significa que você vai pagar taxas de conversão duas vezes com o mesmo dinheiro. Em vez disso, gaste o dinheiro com você mesmo ou reserve os euros para a próxima vez que visitar um país que utiliza a mesma moeda.



¹ Consulte os Termos de Uso da sua região ou visite Wise Fees & Pricing para obter informações mais atualizadas sobre preços e taxas.

As coisas mudam — as taxas de câmbio também

O valor da moeda flutua diariamente. Muitos fatores podem afetar uma taxa de câmbio – desde decisões políticas a acontecimentos econômicos e externos. A menos que você saiba de algum grande evento esportivo, a tarifa não deverá mudar drasticamente durante a sua estadia em Paris. Lembre-se de que você pode usar nosso conversor de moeda para acompanhar as alterações na taxa de câmbio.

Pague do seu jeito

No Brasil, os cartões de crédito são a escolha certa para pagamentos e compras diárias. Em Paris, a maioria dos hotéis, restaurantes, lojas e atrações turísticas aceita os principais cartões de crédito, como Visa, Mastercard e American Express. Quer um processo tranquilo? Aqui estão algumas dicas para evitar tarifas inesperadas.



Usando chip e PIN?

As transações com cartão de crédito normalmente exigem um sistema de chip e PIN em Paris. Proteja seu PIN ao inseri-lo para manter seu dinheiro seguro. A tarja magnética ou o pagamento sem contato podem não ser aceitos em todos os lugares, portanto, lembre-se disso.

Esteja ciente das tarifas de transação internacional.

Elas podem aumentar rapidamente. Entenda os termos e condições do seu contrato de cartão de crédito. Alguns não oferecem tarifas de transação estrangeira, enquanto outros podem cobrar uma sobretaxa nas compras feitas no exterior.

Pague sempre na moeda local

Ao usar seu cartão de crédito para compras em Paris, você poderá encontrar conversão dinâmica de moeda (DCC, na sigla em inglês), em que o comerciante se oferece para converter o valor da compra em moeda local. Opte sempre por pagar em euros para evitar cobranças desnecessárias.

Cartão de crédito rejeitado, e agora?

Embora muitos lugares aceitem cartões de crédito, eles ainda não são tão comuns na França. Às vezes, seu cartão pode não ser uma forma de pagamento válida. Na maioria dos casos isso acontece em estabelecimentos independentes ou durante compras menores. Por isso, guarde algum dinheiro com você.

Retire euros facilmente em caixas eletrônicos em Paris — chamados de distributeur automatique de billets em francês — amplamente disponíveis nos aeroportos e em toda a cidade. Você encontrará caixas eletrônicos nos correios e dentro ou fora de agências bancárias. Procure uma placa que diz retrait — a palavra francesa para “retirada”.

Mantenha um backup

Sempre vale a pena ter várias opções de pagamento disponíveis durante a viagem, para que você nunca fique em uma situação em que não possa pagar por algo que precisa. Você deve considerar manter um cartão de crédito, cartão de débito ou cartão pré-pago em várias moedas e alguma quantia de dinheiro em mãos o tempo todo.

Também é uma boa ideia carregá-los separadamente para que, caso você perca um cartão ou sua carteira seja roubada, você não fique sem meio de pagamento.

alt text

Dicas para evitar tarifas de caixa eletrônico


Bancos nacionais e estrangeiros fazem parceria para oferecer aos clientes tarifas de ATM gratuitas ou significativamente reduzidas. Verifique se o seu banco oferece isso.

  1. Retire dinheiro com cartão de débito em vez de cartão de crédito. Os cartões de crédito são frequentemente vistos como um empréstimo, por isso as tarifas são muito mais altas.

  2. Opte sempre por retirar dinheiro na moeda local (euros) e evite a conversão dinâmica de moeda (DCC).

  3. Evite caixas eletrônicos independentes. Os caixas eletrônicos sem marca bancária clara podem cobrar tarifas adicionais.

  4. Use seu cartão de débito da Wise para sacar gratuitamente no exterior.¹ Converta sua moeda antecipadamente na conta da Wise pela taxa de câmbio média do mercado.

¹ Consulte os Termos de Uso da sua região ou visite Wise Fees & Pricing para obter informações mais atualizadas sobre preços e taxas.

Viagem em grupo e divisão de custos

Viajar com amigos ou familiares pode ser uma experiência incrível. Mas gerenciar despesas não é uma atividade divertida de férias para ninguém.
Para dividir os custos entre seus companheiros de viagem em Paris de forma justa, a comunicação é fundamental.



Antes de viajar, sente-se com seus acompanhantes e discuta como as despesas serão divididas. Estabeleça uma compreensão clara do orçamento e das preferências de todos. Isso pode evitar mal-entendidos mais tarde.

As coisas podem mudar à medida que as despesas aumentam ou um de vocês faça uma compra inesperada. Basta manter uma comunicação aberta sobre despesas e questões orçamentárias. Seja tão flexível quanto uma ginasta artística e esteja disposto a fazer concessões para acomodar diversas preferências e situações financeiras.

Domine as divisões com a Wise

Se o seu amigo pagar em euros e você devolver em reais, você pode acabar enviando mais ou menos do que ele realmente pagou, dependendo da taxa de câmbio oferecida pelo seu banco (muitas vezes muito diferente da que você vê no Google).

A Wise oferece uma solução simples e conveniente para dividir despesas entre amigos ou familiares, especialmente ao negociar em moedas diferentes. Se o seu amigo te deve um croissant matinal, veja como solicitar exatamente a quantia certa de dinheiro de volta:

    1. Abra sua conta da Wise e clique no saldo em euros. Toque no botão ‘Mais’ (aquele com três linhas pontilhadas) abaixo do seu saldo total e clique em 'Receber' e, na sequência, em ‘Solicitar um pagamento’.

    2. Se o seu amigo já estiver na Wise, ele aparecerá automaticamente na sua lista através do número de telefone. Clique no nome e especifique o valor que você está solicitando.

    3. Adicione uma nota, se desejar, e clique em ‘Enviar solicitação’. Ele receberá uma notificação e poderá aceitar a solicitação. O dinheiro chegará à sua conta em menos de 20 segundos.
Se você estiver solicitando ou enviando dinheiro na mesma moeda para outro usuário da Wise, a troca é totalmente gratuita. Se você solicitar dinheiro em uma moeda e seu amigo o enviar de um saldo em moeda diferente, o saldo será convertido à verdadeira taxa de câmbio média do mercado, sem tarifas.

Ao usar a Wise, você pode evitar as altas tarifas cobradas pelos bancos e serviços tradicionais de transferência de dinheiro, garantindo que todos paguem sua parte justa, sem gastar demais.

Mantendo seu
dinheiro seguro

Ao viajar para o exterior, é muito importante estar atento ao seu dinheiro. Sem nenhuma agência bancária local ou amigos e familiares próximos a quem recorrer, pode ser mais difícil obter ajuda se as coisas correrem mal. Veja o que você pode fazer antes e durante a viagem para proteger suas finanças e garantir que sua viagem seja memorável.

Ative as notificações da conta

Certifique-se de ter ativado as notificações para transações bancárias ou de conta. Dessa forma, se o seu cartão for roubado ou os dados do seu cartão forem usados, você será notificado imediatamente e poderá congelar/cancelar o seu cartão para manter o seu dinheiro seguro.

Tenha várias opções de pagamento

Quando você viajar, leve sempre com você diversos métodos de pagamento, de preferência separadamente, para que, se um deles for roubado ou perdido, você não os perca todos de uma vez. Se você costuma usar cartão de crédito, certifique-se de ter um cartão de débito disponível, caso ele seja rejeitado. E sempre vale a pena levar dinheiro para garantir.

Esteja ciente do seu entorno

Nunca deixe sua bolsa aberta ou seus cartões/dinheiro no bolso aberto. Idealmente, qualquer bolsa que você carregue deve ser transversal e sua mão deve estar nela o tempo todo.

Você também pode estar vulnerável a golpes. Tenha cuidado ao fazer compras com vendedores ambulantes e pague em dinheiro se não tiver certeza para evitar que as informações do seu cartão sejam roubadas. Siga todas as precauções básicas de segurança para esconder sua carteira das pessoas ao seu redor também.

Se o seu cartão for perdido ou roubado

Tome medidas imediatas. Entre em contato com seu banco para informar que seu cartão não está mais com você. Uma maneira ainda mais rápida de fazer isso é cancelar seu cartão online ou no aplicativo da sua conta.

Se você perder seu cartão de débito da Wise, poderá congelá-lo imediatamente no aplicativo, tocando em ‘Cartão’ e selecionando ‘Congelar cartão’. Qualquer atividade não autorizada deve ser informada aqui.

Não entre em pânico

Se você se encontrar em uma situação complicada como as mencionadas acima e não tiver uma forma de pagamento alternativa, a Wise está aqui para ajudar.

Você precisa de acesso imediato ao seu dinheiro? Você pode configurar uma conta da Wise de forma rápida e fácil e recarregar em reais de sua conta bancária. A partir daí, você pode converter dinheiro à verdadeira taxa de câmbio média do mercado para euros e pagar como um local usando nosso cartão de débito virtual da sua Apple ou Google Wallet em segundos.