Precisa de CNPJ para vender no TikTok Shop? Entenda as regras
Descubra se é obrigatório ter CNPJ para vender no TikTok Shop, quais tipos de empresa são aceitos e como abrir o seu passo a passo
Todo início de ano traz o mesmo suspense para milhões de brasileiros: “será que eu preciso declarar Imposto de Renda?”. Para quem é Microempreendedor Individual (MEI), a dúvida costuma vir em dobro.
Afinal, existe a Declaração Anual de Faturamento (DASN-SIMEI) que é obrigatória para todo MEI1, e existe o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). São obrigações diferentes, com regras próprias, que podem coexistir sem cerimônia.
Ao longo deste artigo, você vai entender quando o MEI precisa declarar IR como pessoa física, quais são os limites, como calcular os rendimentos tributáveis, entre outras informações fundamentais. Confira.
Abra sua conta Wise para Empresas
e garanta a melhor taxa de câmbio 🌏
Além de manter o CNPJ em dia com a DASN-SIMEI, o MEI está sujeito às mesmas regras do IRPF que qualquer outro brasileiro. Ou seja, o MEI declara IRPF ao se enquadrar em qualquer um dos critérios definidos pela Receita Federal.
As regras oficiais para o exercício de 2026 (ano-calendário 2025) ainda não foram divulgadas, mas, com base nos parâmetros mais recentes, está obrigado a declarar quem, no ano anterior, se enquadrou em ao menos uma das situações abaixo2:
| Limites de valor do IRPF em 2025 | |
|---|---|
| Rendimentos tributáveis | R$ 33.888,00 |
| Rendimentos isentos | R$ 200.000,00 |
| Receita bruta rural | R$ 169.440,00 |
| Bens e direitos | R$ 800.000,00 |
| Operações em bolsa | R$ 40.000,00 |
Os valores são atualizados pela Receita Federal ano a ano e precisam ser conferidos.
Finalmente, é importante destacar que não ter faturamento no MEI, por si só, não obriga nem dispensa automaticamente a declaração do IRPF. O que a Receita Federal analisa é a situação da pessoa física, não apenas o movimento do CNPJ.
⚠️ Este conteúdo é estritamente de natureza informativa. Não constitui e não deve ser interpretado como aconselhamento financeiro, orientação de investimento, recomendação de compra ou venda de quaisquer ativos financeiros, ou solicitação para realizar qualquer transação. Para receber instruções sobre sua situação específica, consulte um profissional qualificado ⚠️
A legislação do Imposto de Renda reconhece que uma parte do faturamento do MEI não representa renda tributável da pessoa física, mas sim resultado da atividade empresarial3.
Por isso, existe a chamada parcela isenta presumida, que varia conforme a atividade exercida. Na prática, funciona assim:
Além disso, o MEI pode descontar despesas comprovadas do negócio, como aluguel. O que sobra, depois dessas deduções, é o que a Receita Federal enxerga como rendimento potencialmente tributável no IRPF.
Vamos a alguns exemplos de quando o MEI declara IR e quando não precisaria declarar:
A parcela isenta deve ser informada na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis” e, a tributável, na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ pelo Titular”.
No caso do MEI que opte por organizar suas finanças com o pró-labore, essa escolha não altera o cálculo do imposto em si, mas muda a forma como parte dos rendimentos será declarada4.
O pró-labore é tratado como remuneração pelo trabalho e passa a ser considerado rendimento tributável. Já os lucros distribuídos dentro dos limites legais continuam podendo ser declarados como rendimentos isentos.
Destacando que esse artigo tem caráter informativo, em casos de dúvidas, a dica é buscar pela Receita Federal ou pela orientação de um contador.
| Leia também: Entenda se MEI paga imposto de renda |
|---|
Com os valores apurados, as informações devem ser preenchidas no Programa Gerador de Declaração (PGD) da Declaração do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas (DIRPF), sempre referente ao ano-calendário correto.
Em linhas gerais, o processo envolve:
Dada a complexidade e as particularidades de cada caso, o apoio de um contador ou especialista pode fazer a diferença para garantir total conformidade com as regras da Receita Federal.
Os prazos oficiais para a declaração do Imposto de Renda em 2026 ainda não foram divulgados pela Receita Federal. Tradicionalmente, porém, a entrega do IRPF ocorre entre março e maio.
Quem está obrigado a declarar e atrasa ou deixa de entregar a declaração fica sujeito a penalidades, que em 2025 eram calculadas da seguinte forma5:
Caso o contribuinte perceba erros ou omissões após o envio, é possível retificar a declaração. Corrigir a informação espontaneamente quase sempre é melhor do que esperar o cruzamento de dados da Receita Federal, que hoje é rápido, automático e cada vez mais abrangente.
No fim das contas, a regra é simples, embora nem sempre óbvia: o MEI não se limita à DASN-SIMEI. Em muitos casos, existe também a obrigação de declarar o Imposto de Renda da Pessoa Física.
Entender quando isso acontece, como calcular os rendimentos e como declarar corretamente faz parte da rotina anual do microempreendedor.
Wise para Empresas: receba do
exterior como uma empresa local 🌏
A Conta Wise para Empresas é uma solução global e prática para quem deseja operar internacional como uma empresa local. Com uma taxa única para ativação da conta, você pode receber em mais de 18 moedas estrangeiras, como dólar, euro e libra, gerenciando suas finanças internacionais sem custos adicionais de mensalidades.
Além disso, a Wise disponibiliza um cartão de débito internacional, ideal para compras online e pagamentos diretamente em moeda estrangeira, economizando com taxas de conversão e oferecendo mais controle sobre os custos.
Embora a Wise não seja um banco, ela é uma instituição financeira reconhecida, que se destaca como uma alternativa eficiente para empresas que buscam uma conta internacional acessível e transparente.
A plataforma usa o câmbio médio do mercado em tempo real, sem margens ocultas, e apresenta taxas claras em cada transação, garantindo o melhor valor para suas transferências. Com a Conta Wise Empresarial, você adicionar e manter até 40 moedas diferentes em um só lugar.
Todos os serviços estão acessíveis no aplicativo Wise, intuitivo e funcional, onde é possível acompanhar transações, fazer conversões de moeda e gerenciar pagamentos de maneira rápida e segura.
Fontes consultadas neste artigo
Fontes consultadas pela última vez em 3 de fevereiro de 2026.
*Consulte os termos de uso e a disponibilidade de produtos para a sua região ou visite tarifas da Wise e preços para ver as tarifas mais recentes e informações sobre os preços.
Esta publicação é fornecida para fins informativos e não constitui aconselhamento jurídico, tributário ou outro aconselhamento profissional da Wise Payments Limited ou de suas subsidiárias e afiliadas, e não se destina a substituir o aconselhamento de um consultor financeiro ou de qualquer outro profissional
Não fornecemos nenhuma declaração, garantia ou aval, expresso ou implícito, de que o conteúdo da publicação esteja preciso, completo ou atualizado.
Descubra se é obrigatório ter CNPJ para vender no TikTok Shop, quais tipos de empresa são aceitos e como abrir o seu passo a passo
Apresentamos a seguir o conceito de conta PJ com rendimento, os critérios relevantes para escolher a melhor para o seu negócio entre as opções disponíveis no...
Entender os limites e as regras do MEI é essencial para quem empreende no Brasil. Este artigo, reúne as principais informações sobre o teto de faturamento do...
Entenda quando autônomo precisa declarar imposto de renda, como funciona e quais são as regras fiscais e os documentos necessários para declarar.
Entenda quando é preciso declarar imposto de renda, a diferença entre DASN-SIMEI e IRPF, documentos exigidos e como declarar rendimentos
Veja taxas, prazos de recebimento, recursos e funcionamento da maquininha InfinitePay para avaliar se ela faz sentido para o seu perfil de vendas.